Módulo 1 - Epistemologia e Fundamentos da Sustentabilidade: composto por uma disciplina obrigatória e atividades complementares no ambiente acadêmico. A disciplina obrigatória Seminário Integrador 1: Sustentabilidade destina-se à análise e discussão de fundamentos teóricos do curso. As atividades complementares referem-se à acolhida aos estudantes, com a comunicação de informações relevantes sobre o curso (seus objetivos, estrutura curricular, método de ensino-aprendizagem, corpo docente etc.); ao ensino-aprendizagem de códigos próprios à cultura acadêmica e boas práticas de estudo; à integração de estudantes e professores; a discussão preliminar dos interesses de pesquisa/intervenção e a depoimentos de egressos.

Módulo 2 - Pesquisa e Intervenção Social: integra três disciplinas obrigatórias (Seminário Integrador 2, Pesquisa e Extensão e Novas Narrativas em Escrita Acadêmica 1), além de uma optativa. Seminário Integrador 2 visa discutir aspectos relativos às territorialidades de povos indígenas e comunidades tradicionais. Pesquisa e Extensão, por sua vez, visa estimular a aprendizagem pela pesquisa, bem como evidenciar os vínculos produtivos entre pesquisa e extensão. É a única disciplina com 4 créditos na matriz curricular do curso, porque integra uma atividade de campo coletiva. A disciplina Novas Narrativas em Escrita Acadêmica 1 é uma disciplina dedicada a apoiar a aprendizagem dos estudantes das estruturas textuais e estratégias discursivas próprias ao texto científico, bem como à reflexão e experimentações em torno da criação de novas narrativas acadêmicas, quem melhor comuniquem os resultados de pesquisa baseados no diálogo de saberes.

Módulo 3: Abordagens e Métodos de Pesquisa: é composto apenas por duas disciplinas, uma obrigatória, outra optativa. A disciplina obrigatória abordará métodos de pesquisa, com ênfase sobre métodos colaborativos, alinhados à perspectiva do diálogo de saberes. Trata-se também de disciplina articulada a outras duas disciplinas: Pesquisa e Extensão (Módulo 1) e Seminário de Pesquisa 1 (Módulo 4). Juntas essas disciplinas constituem uma cadeia, destinada a estimular a produção de conhecimento por meio da pesquisa baseada no diálogo de saberes. Dialogam também com os Seminários Integradores (1, 2 e 3) e com a Novas Narrativas em Escrita Acadêmica 1.

Módulo 4: Tópicos Especiais em Interculturalidade e Sustentabilidade, é composto por duas disciplinas obrigatórias (Seminário Integrador 3 e Seminário de Pesquisa) e três optativas. A primeira disciplina obrigatória, Seminário Integrador 3, abordará questões contemporâneas sobre interculturalidade e sustentabilidade, de modo também convergente com os interesses dos estudantes e as pesquisas em curso. Por fim, Seminário de Pesquisa destina-se a apoiar a elaboração dos projetos de pesquisa/intervenção dos estudantes e deve incluir sessões de qualificação.

Módulo 5: Orientação para Pesquisa/Intervenção, refere-se ao período dedicado às atividades de realização da pesquisa e redação do trabalho de conclusão de curso por parte de cada estudante, sob orientação de um ou mais professores. Junto com as disciplinas Novas Narrativas em Escrita Acadêmica 1 e Seminário de Pesquisa 2, constitui uma segunda cadeia de disciplinas, destinada a apoiar os estudantes na elaboração qualificada de seus trabalhos de conclusão de curso e deve incluir momentos de partilha de resultados preliminares de pesquisa em seminários, além de uma pré-defesa e a defesa final do trabalho.