Conheça aqui o catálogo de dissertações do MESPT.

 

Primeira turma (2011-2013)

Alfredo Bernardo Pereira Silva (Wapixana)

Pastoreio do futuro: projeto de sustentabilidade para a Terra Indígena São Marcos, Roraima

Ano: 2012

Orientador: Othon Henry Leonardos

.................................................. 

Ana Luisa Brites Blaser (Profissional aliada)

Vivências e convivências na aldeia Mrotidjã : uma análise dos processos de educação escolar Xikrin 

Ano: 2013

Orientador: Henyo Trindade Barretto Filho

.................................................. 

Chicoepab Suruí (Paiter Suruí)

Reflorestamento da Terra Indígena Sete de Setembro: uma mudança da percepção e da conduta do povo Paiter Suruí de Rondônia?

Ano: 2013

Orientador: Henyo Trindade Barretto Filho

Coorientadora: Mônica Nogueira

.................................................. 

Eliane Boroponepa Monzilar (Umutina)

Território Umutina: vivências e sustentabilidade 

Ano: 2012

Orientadora: Mônica Nogueira

.................................................. 

Erlon Fábio de Jesus Costa (Profissional aliado)

Da Corrida de Tora ao Poranci: a permanência histórica dos Tupinambá de Olivença no Sul da Bahia

Ano: 2013

Orientadora: Esther Katz

.................................................. 

Francinete Soares Martins (Baré)

O diálogo intercultural que nasceu no espaço da Maloca: relato da experiência dos cursos técnicos de nível médio em etnodesenvolvimento e em desenvolvimento sustentável indígena no Alto Rio Negro

Ano: 2013

Orientador: Henyo Trindade Barretto Filho

.................................................. 

Francisco de Moura Cândido (Apurinã)

BR 364: análise da sustentabilidade das medidas mitigadoras e compensatórias na TI Colônia 27 

Ano: 2012

Orientadora: Melissa Volpato Curi

.................................................. 

Franklin Paulo Eduardo da Silva (Baniwa)

Plantas alimentares cultivadas nas roças Baniwa: mudanças e participação dos jovens

Ano: 2013

Orientadora: Esther Katz

.................................................. 

Isabel Teresa Cristina Taukane (Kura-Bakairi)

Na Trilha das Pekobaym Guerreiras Kura-Bakairi: de mulheres árvores ao associativismo do Instituto Yukamaniru

Ano: 2013

Orientador: Henyo Trindade Barretto Filho

.................................................. 

Kênide de Souza Morais (Guarani)

“O meu rap está apenas começando”: juventude e sustentabilidade cultural na Reserva Indígena de Dourados - MS

Documentário (apêndice)

Ano: 2013

Orientadora: Cristiane de Assis Portela

.................................................. 

Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci (Profissional aliada)

Ti’a roptsimani’õ: os A’uwẽ Marãiwatsédé tecem saberes para a construção de uma proposta curricular intercultural

Ano: 2013

Orientadora: Cristiane de Assis Portela

Coorientadora: Marlene Marzari

.................................................. 

Maria das Graças Oliveira de Figueiredo (Profissional aliada)

Proposta de plano de curso para a formação técnica dos agentes indígenas de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena Cuiabá

Ano: 2013

Orientadora: Luciane Ouriques Ferreira

Coorientadora: Sônia Regina Lourenço

.................................................. 

Maria Helena Sousa da Silva Fialho (Profissional aliada)

Do Araguaia ao Planalto: uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena

Ano: 2012

Orientadora: Mônica Nogueira

.................................................. 

Maria Elenir Neves Coroaia (Kaingang)

Reflexões sobre as práticas Kaingang de cuidados com a gestação, parto e pós-parto e suas interfaces com o sistema oficial de saúde

Ano: 2013

Orientadora: Luciane Ouriques Ferreira

.................................................. 

Rodrigo Martins dos Santos (Profissional aliado)

O Gê dos Gerais: elementos de cartografia para a etno-história do Planalto Central: contribuição à antropogeografia do Cerrado

Ano: 2013

Orientadora: Ludivine Eloy Costa Pereira

Coorientadora: Mônica Nogueira 

.................................................. 

Rosaldo de Albuquerque Souza (Kinikinau)

Sustentabilidade e processos de reconstrução identitária entre o povo indígena Kinikinau (Koinukunôen) em Mato Grosso do Sul

Ano: 2013

Orientador: Othon Henry Leonardos

Coorientador: Giovani José da Silva

.................................................. 

Samantha Ro'otsitsina de Carvalho Juruna (Xavante)

Sabedoria ancestral em movimento: perspectivas para a sustentabilidade

Ano: 2013

Orientadora: Luciane Ouriques Ferreira

.................................................. 

Sayonara Maria Oliveira da Silva (Profissional aliada)

Alimentos, restrições e reciprocidade no ritual Xavante do Wapté mnhõno (Terra indígena Marãiwatsédé, Mato Grosso) 

Ano: 2013

Orientadora: Esther Katz

Coorientadora: Terezinha Aparecida Borges Dias 

.................................................. 

Solange Ferreira Alves (Profissional aliada)

Congresso Nacional: direitos e mineração em terras indígenas 

Cartilha (apêndice)

Ano: 2012

Orientadora: Melissa Volpato Curi 

.................................................. 

Solange Lima Gomes (Profissional aliada)

Resíduos sólidos dos serviços de saúde em terras indígenas: o caso do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Purus, Amazonas

Ano: 2013

Orientadora: Mônica Nogueira

.................................................. 

Verônica Aldé (Profissional aliada)

Sustentando o Cerrado na respiração do maracá: conversas com os mestres Krahô

Documentário (apêndice)

Ano: 2013

Orientadora: Vera Margarida Lessa Catalão 

Coorientadora: Rosângela Pereira de Tugny

.................................................. 

Vitor Aurape Peruare (Kura-Bakairi)

Yakuigady: cultura e sustentabilidade nas máscaras rituais do povo Kurâ-Bakairi

Ano: 2012

Orientadora: Mônica Nogueira 

.................................................. 

Zelandes Alberto Oliveira (Pantamona)

Segurança alimentar nas escolas indígenas do Centro Willimom da Terra Indígena Serra Raposa do Sol - RR

Ano: 2013

Orientadora: Esther Katz  

.................................................. 

 

Segunda turma (2015-2017)

Alceu dos Santos Silva (Karipuna)

Ancestralidade, educação e saúde indígena: identidade Karipuna enquanto marco de afirmação

Ano: 2017

Orientadora: Sílvia Maria Ferreira Guimarães

..................................................

Amilton Vitorino Gonzaga (Quilombola)

Conflitos em territórios quilombolas: a elaboração de uma cartilha para o enfrentamento do racismo ambiental

Cartilha (apêndice)

Ano: 2017

Orientadora: Mônica Nogueira

Coorientadora: Stéphanie Nasuti 

..................................................

Andréa Brasil Teixeira Martins (Profissional aliada)

Os direitos indígenas no currículo da escola de Magistratura do Tribunal Regional Federal da Primeira Região – ESMAF: uma perspectiva intercultural

Ano: 2017

Orientadora: Ana Tereza Reis da Silva

.................................................. 

Antônio (Dinamam) Fernandes de Jesus Vieira (Tuxá)

Os índios Tuxá na rota do desenvolvimento: violações de direitos

Ano: 2017

Orientador: Henyo Trindade Barretto Filho

..................................................

Carolina Augusta de Mendonça Rodrigues dos Santos (Profissional aliada)

Terra e autodeterminação: o usufruto indígena na Constituição de 1988

Ano: 2017

Orientador: José Antônio Vieira Pimenta

..................................................

Cosme Rité (Xavante)

Uso do território a partir do modo de ser A’uwê Marãiwatsédé - Ti’a na dahoimanadzé Wahi’rata nori tsi Marãiwaitsété hoimandzébdzo hã

Ano: 2017

Orientadora: Sílvia Maria Ferreira Guimarães

Coorientador: Sérgio Sauer

.................................................. 

Creuza Prumkwyj Krahô (Krahô)

Wato ne hômpu ne kãmpa: Convivo, vejo e ouço a vida Mehi (Mãkrarè)

Ano: 2017

Orientadora: Sílvia Maria Ferreira Guimarães

..................................................

Diana Nascimento (Kaingang)

A resiliência do sistema agrícola tradicional Kaingang frente ao avanço do agronegócio: o caso da Terra Indígena Nonoai - RS

Ano: 2017

Orientadora: Ludivine Eloy Costa Pereira

Coorientador: Henyo Trindade Barretto Filho

..................................................

Elaine Lopes de Souza (Quilombola)

Narradoras do batuque: protagonismo e identidade no Quilombo do Serrote

Ano: 2017

Orientadora: Regina Coelly Fernandes Saraiva

.................................................. 

Ficenca Raquel Eliza (Maroon)

Language, culture and sustainability: the case of the Ndyuka in Diitabiki, Suriname

Ano: 2017

Orientadora: Ana Suelly Arruda Câmara Cabral

.................................................. 

Genia Julliette Lank Corinde (Maroon)

Effective collaboration between the traditional authority of the Maroon and the central Government in Suriname: a case study at resort Brownsweg

Ano: 2017

Orientador: José Antônio Vieira Pimenta

.................................................. 

Gilmar Galache (Terena)

Koxunakoti itukeovo yoko kixovoku, fortalecimento do jeito de ser Terena: o audiovisual com autonomia

Ano: 2017

Orientadora: Rafael Litvin Villas Bôas

.................................................. 

Helmar Spamer (Pomerano)

Monumento Natural dos Pontões Capixabas: identidade pomerana na luta por direitos e território

Ano: 2017

Orientadora: Ana Tereza Reis da Silva

..................................................

Jeanne Gomes da Silva (Profissional aliada)

Como será meu futuro? Por que não me ouviram?: a invisibilidade social e a visão dos pescadores artesanais de Altamira/PA e Porto de Moz/PA em relação aos impactos, à pesca e aos pescadores, gerados pela UHE de Belo Monte

Ano: 2017

Orientadora: Luís Tadeu Assad

..................................................

Jonielson Ribeiro de Souza (Geraizeiro)

Terras geraizeiras em disputa: os processos de autoafirmação identitária e retomada territorial de comunidades tradicionais de Rio Pardo de Minas frente à concentração fundiária

Ano: 2017

Orientador: Sérgio Sauer

.................................................. 

Kátia Cristina Favilla (Profissional aliada)

Encontros neocoloniais: o Estado brasileiro e os povos e comunidades tradicionais 

Ano: 2017

Orientadora: Ana Tereza Reis da Silva

.................................................. 

Letícia Maria de Freitas Leite (Profissional aliada)

Juventude indígena conectada: narrativas da nova geração do Território Indígena do Xingu (TIX) 

Ano: 2017

Orientadora: Marcela Stockler Coelho de Souza

.................................................. 

Lídia Maria de Oliveira Morais (Profissional aliada)

Negritude nas linguagens do corpo: criatividade e resistência na experiência de jovens em Paracatu, MG

Ano: 2017

Orientadora: Mônica Nogueira

.................................................. 

Lucas Artur Brasil Manchinery (Manchineri)

Milho massa, koshma e caiçuma : um percurso etnográfico no desenvolvimento sustentável dos Manxineru: do passado ao presente

Ano: 2017

Orientadora: Ana Suelly Arruda Câmara Cabral 

..................................................

Márcia Jucilene do Nascimento (Quilombola)

Por uma Pedagogia Crioula: memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE

Ano: 2017

Orientadora: Cristiane de Assis Portela

..................................................

Maria Diva da Silva Rodrigues (Quilombola)

Política de nucleação de escolas: uma violação de direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola

Ano: 2017

Orientadora: Maria da Glória da Veiga Moura

..................................................

Moisés Dias de Oliveira (Geraizeiro)

Autodefinição identitária e territorial entre os geraizeiros do Norte de Minas Gerais: o caso da comunidade Sobrado

Ano: 2017

Orientadora: Mônica Nogueira

..................................................

Oscar Urébété Wa'rãiwe (Xavante)

Segurança alimentar e nutricional na perspectiva da cultura xavante da Aldeia São Marcos

Ano: 2017

Orientadora: Mônica Nogueira

Coorientadora: Márcia Grankow  

..................................................

Raimundo Magno Cardoso Nascimento (Quilombola)

Comunidades quilombolas África e Laranjituba um estudo das práticas e fenômenos que constituem sua gestão territorial tradicional

Ano: 2017

Orientadora: Stéphanie Nasuti

..................................................

Rodrigo Siqueira Ferreira (Profissional aliado)

Tekoha - som da terra: a liderança das nhandesy nos processos autogestionários da vida e do território do povo Kaiowá no Tekoha Takuara 

Ano: 2017

Orientadora: Mônica Nogueira 

..................................................

Rogério Ribeiro Coelho (Quilombola)

O divino lixo: o papel da educação ambiental na coleta e destinação final do lixo na Romaria do Vão de Almas, em Cavalcante, Goiás

Ano: 2017

Orientadora: Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti

Coorientadora: Stéphanie Nasuti 

.................................................. 

Sirlene Barbosa Corrêa Passold (Quilombola)

Desapocadas: concepções de beleza e conhecimentos tradicionais de mulheres quilombolas do Puris - MG

Ano: 2017

Orientadora: Cristiane de Assis Portela

..................................................

Thiago Henrique Fiorott (Profissional aliado)

A morte do Uatu: impactos do desastre da Samarco/Vale/BHP sobre a sustentabilidade do povo Krenak

Ano: 2017

Orientadora: Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti 

..................................................

Tiago Geisler Moreira Costa (Profissional aliado)

A comunidade de Queimadas frente à expansão mineraria no Alto Jequitinhonha: a defesa de um território

Ano: 2017

Orientadora: Mônica Nogueira

Coorientadora: Márcia Grankow 

..................................................

 

Terceira turma (2016-2018)

Adão Fernandes da Cunha (Quilombola)

O calendário agrícola na comunidade Kalunga Vão de Almas: uma proposição a partir das práticas de manejo da mandioca

Ano: 2018

Orientadora: Maria da Glória da Veiga Moura

.................................................. 

Alan Miguel Alves (Apurinã)

Maloca das medicinas e sua relação com o pajé Arywka

Ano: 2018

Orientadora: Sílvia Maria Ferreira Guimarães

..................................................

Célia Nunes Corrêa (Xakriabá)

O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada

Ano: 2018

Orientadora: Cristiane de Assis Portela

..................................................

Cristiano Fraga Pajehú (Tupiniquim)

Organização da cadeia produtiva da aroeira (Schinus terebenthifolius Raddi) nas comunidades indígenas Tupiniquins e Guarani no estado do Espírito Santo

Ano: 2018

Orientador: Thomas Ludewigs

.................................................. 

Edel Nazaré de Moraes Tenório (Extrativista)

Resex Terra Grande – Pracuúba: (Re)conhecer saberes locais para a transgressão da gestão de unidade de conservação no cuidado do território de uso comum

Ano: 2018

Orientador: Sérgio Sauer

..................................................

Elina Daiane Zavasque Ferreira Santana (Assentada da Reforma Agrária)

A casa de farinha como território de aprendizagem e a farinhada como processo educativo: estudo de caso no Distrito Janarí, Goianésia do Pará/PA

Ano: 2018

Orientadora: Juliana Rochet Wirth Chaibub

..................................................

Flávio Pereira Ferraz (Wanano)

Marĩ mahsĩa, Marĩ da’raá, Marĩ dua’a (Nosso conhecimento, Nosso trabalho, Nossa venda): atividades econômicas dos grupos indígenas na zona urbana de São Gabriel da Cachoeira – AM

Ano: 2018

Orientadora: Mônica Nogueira

Coorientadora: Carolina Lopes Araújo

..................................................

Ilma Fernandes Neri (Piratapuia)

Valorização dos produtos do sistema agrícola tradicional do médio Rio Negro no Amazonas: de circuitos invisíveis a novas alternativas de mercados

Ano: 2018

Orientadora: Janaína Deane de Abreu Sá Diniz

..................................................

João Marques Chiles (Geraizeiro)

Dicomer, dibeber, ou coisa de velho?: a agrobiodiversidade e a cultura alimentar geraizeira na comunidade de Pau D’Arco

Ano: 2018

Orientadora: Juliana Rochet Wirth Chaibub

.................................................. 

John Kleber Sarmento Santiago (Quilombola)

Comunidades quilombolas de Jambuaçu, Moju - PA, contra as agroestratégias do capital: juventude e territórios de R-existências

Ano: 2018

Orientadora: Ana Tereza Reis da Silva 

..................................................

Lidiane Taverny Sales (Retireira)

Território retireiro em disputa: cerca que divide e a perda do território de uso comunal dos Retireiros e Retireiras do Araguaia no Mato Grosso

Ano: 2018

Orientador: Sérgio Sauer 

.................................................. 

Lourivaldo dos Santos Souza (Quilombola)

Transformações do sistema agrícola da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso (Tocantins): a agricultura de corte e queima em questão 

Ano: 2018

Orientadora: Ludivine Eloy Costa Pereira

.................................................. 

Maria das Dores do Rosário Almeida (Quilombola)

(Re)construindo caminhos e histórias de vida de mulheres negras da Vila do Carmo do Macacoari – Amapá

Ano: 2018

Orientadora: Regina Coelly Fernandes Saraiva

..................................................

Miriam Aprígio Pereira (Quilombola)

Luízes, um quilombo em contexto urbano: história, memória, travessia e re-existência dos pretos das piteiras

Ano: 2018

Orientadora: Cristiane de Assis Portela

..................................................

Valdir Fernandes da Cunha (Quilombola)

Soberania e segurança alimentar na perspectiva dos jovens Kalunga da comunidade Vão de Almas

Ano: 2018

Orientadora: Janaína Deane de Abreu Sá Diniz

.................................................. 

Valdelice Veron (Kaiowá Guarani)

Tekombo’e Kunhakoty: modo de viver da mulher Kaiowá

Ano: 2018

Orientadora: Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti

..................................................  

Vanusa da Silva Lima (Quebradeira de Coco Babaçu)

Entre palmeiras: produção e transmissão de conhecimentos entre as gerações Apinajé, Tocantins

Ano: 2018

Orientadora: Stéphanie Nasuti 

..................................................

 

Quarta turma (2017-2019)

Ana Claudia Matos da Silva (Quilombola)

Uma escrita contra-colonialista do quilombo Mumbuca, Jalapão - TO

Ano: 2019

Orientador: Rafael Litvin Villas Bôas

..................................................

André Halloys Dallagnol (Profissional aliado)

Palavras alagadas e o direito à fala e à escuta: uma reflexão sobre os impactos da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o acesso à justiça e o racismo contra os Avá-Guarani no Oeste no Paraná

Ano: 2020

Orientador: Henyo Trindade Barretto Filho

..................................................

Dadiberto Pereira Azevedo (Extrativista e ribeirinho)

A construção social do mercado de açaí para fortalecer a gestão territorial na Ilha do Capim, município de Abaetetuba no estado do Pará

Ano: 2019

Orientadora: Ludivine Eloy Costa Pereira

Coorientadora: Janaína Deane de Abreu Sá Diniz

..................................................

Daniele Conceição Sarmento de Sousa (Quilombola)

Um mergulho nos rios do esquecimento: a invisibilidade do estudante quilombola no estado do Pará

Ano: 2019

Orientador: Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos

Coorientadora: Givânia Maria da Silva

..................................................

Edson de Oliveira Santos (Kura-Bakairi)

Trajetória dos Kurâ-Bakairi de Santanas: em busca de Koendâ kidawâli

Ano: 2020

Orientador: Thomas Ludewigs

..................................................

Elionice Conceição Sacramento (Pescadora e quilombola)

Da diáspora negra ao território das águas: ancestralidade e protagonismo de mulheres na comunidade pesqueira e quilombola Conceição de Salinas - BA

Ano: 2019

Orientadora: Ana Tereza Reis da Silva

..................................................

Elizamar (Wakõdi) Gomes da Silva (Xakriabá)

Seguindo a mandioca: saberes e práticas agrícolas do povo Tupinambá da Serra do Padeiro

Ano: 2019

Orientadora: Sílvia Maria Ferreira Guimarães

..................................................

Evelyn Teixeira Nery (Piratapuia)

Práticas dos cuidados de saúde na primeira menstruação da mulher Waíkhana de Santa Isabel do Rio Negro - AM: do passado ao presente

Ano: 2019

Orientadora: Izabel Cristina Bruno Bacellar Zaneti

..................................................

Joseanes Lima dos Santos (Comunidade de terreiro)

Registro da memória e construção da identidade histórica do Terreiros Filhos de Obá

Ano: 2020

Orientador: Wanderson Flor do Nascimento

..................................................

Lilian Brandt Calçavara (Profissional aliada)

Ijadokoma itxỹte: as moças Karajá “doidinhas” e “lindas como sempre”

Ano: 2019

Orientador: Henyo Trindade Barretto Filho

..................................................

Lucimara Varanis Cavalcante (Cigana Rom)

História, identidade e dinâmicas territoriais do povo Rom no Brasil

Ano: 2019

Orientador: José Antônio Vieira Pimenta

..................................................

Maria Alexandrina (Shãtsy) da Silva Pinhanta (Ashaninka)

Kitharentsi: a arte da tecelagem das mulheres ashaninka

Ano: 2019

Orientador: José Antônio Vieira Pimenta

..................................................

Maria Aparecida Mendes (Quilombola)

Marias Crioulas: emancipação e aliança entre mulheres no enfrentamento à violência doméstica em comunidades tradicionais

Ano: 2019

Orientadora: Cristiane de Assis Portela

..................................................

Mário Nicácio (Wapixana)

Gestão territorial e ambiental da terra indígena Manoá-Pium: estratégias para implementação

Ano: 2019

Orientador: Alessandro Roberto de Oliveira

..................................................

Rosilda Alves Coutinho (Quilombola)

Transmitindo saberes: educação e conhecimento tradicional sobre plantas medicinais na comunidade São José - GO

Cartilha (apêndice)

Ano: 2019

Orientador: Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos

..................................................

Rubem de Almeida (Geraizeiro)

A criação de gado na solta entre os Geraizeiros de Berizal, Alto Rio Pardo, Norte de Minas Gerais

Ano: 2019

Orientadora: Ludivine Eloy Costa Pereira

..................................................

Thaís Santi Cardoso da Silva (Profissional aliada)

Viagem à terra do meio: um olhar sobre o (mal)encontro de Belo Monte com o rio Xingu

Ano: 2020

Orientadora: Ana Tereza Reis da Silva

..................................................

Tiago Alves Ferreira (Comunidade de terreiro)

Nzo ia Nkis: uma análise experiencial do protagonismo negro na fundação de um terreiro de Candomblé Angola

Ano: 2020

Orientadora: Mônica Nogueira

..................................................

Valéria Pôrto dos Santos (Quilombola)

A dinâmica do sistema agroextrativista do quilombo Pau D’arco e Parateca – Malhada/BA: apontamentos para a gestão territorial e a sustentabilidade

Ano: 2019

Orientadora: Stéphanie Nasuti